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Tabela de Tamanhos
Qual a melhor opção de quadro para mim?
Existe uma tabela com uma média de medidas padrão de quadro de bike, de acordo com a altura do ciclista. Abaixo, está uma tabela com a altura do ciclista, tamanho de quadro para bicicletas Mountain Bike (MTB) e tamanho de quadro para bicicletas de Speed/Road. Mas, esta altura pode ser variável de acordo com o "cavalo" do ciclista.
Altura Média do Ciclista (m) |
Tamanho de quadro (MTB) |
Tamanho de quadro (Speed) |
1,50 – 1,60 |
14 |
48 |
1,60 – 1,70 |
16 |
50,52,54 |
1,70 – 1,80 |
17 ou 18 |
54,55,56 |
1,80 – 1,90 |
19 ou 20 |
57,58 |
1,90 - |
21 ou 22 |
60,62 |
Qual a bicicleta ideal para o seu filho?
Existe uma tabela com uma média padrão para bicicletas infantis.
Abaixo, está uma tabela com a idade da criança e o aro indicado para cada faixa de etária
Idade da Criança (anos) |
Circunferência |
2 anos – 3 anos e meio |
Aro 12 |
3 anos e meio – 6 anos |
Aro 16 |
6 anos – 9 anos |
Aro 20 |
9 anos – 12 anos |
Aro 24 |
Á partir de 12 anos |
A criança já pode usar bicicletas com aro 26 (adulto) |
Existem várias fórmulas e métodos para se determinar o tamanho do quadro de uma bicicleta de speed/road. Mas, a mais aceita na atualidade é a fórmula desenvolvida pelo engenheiro suíço Wilfried Hüggi, que consiste no tamanho do cavalo x 0,65 cm.
Como medir o tamanho de seu cavalo:
Descalço, com as pernas ligeiramente afastadas, vista sua bermuda de ciclista. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo (como na ilustração abaixo) na parede e meça a altura (com uma fita métrica).
O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Por exemplo: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 x 0,65 = ~54.
No Brasil é difícil encontrar quadros com numeração ímpar, o jeito é ter um tamanho de quadro aproximado. Arredonde esse valor para menor para uma bike mais ágil, arredonde-o para maior e você terá uma bike mais confortável e estável.
Como medir o cavalo em uma bicicleta de Mountain Bike?
O tamanho do quadro em MTB geralmente em polegadas. Existe uma regra que foi publicada pela revista norte-americana Mountain Bike Action, em janeiro de 1992 que ensina o seguinte: Encontro a altura do seu cavalo, transforme em polegadas e então subtrai 14.
O resultado é o tamanho de quadro para mountain bike.
Por exemplo: 83cm ÷ 2,54 = 32,67 polegadas. Deste resultado subtraia 14. Então teremos 32,67 – 14 = 18,67 polegadas.
O quadro certo para o ciclista é um 18.5.
Como saber a medida correta de um capacete?
Assim, como para quadro de bike, existe uma tabela com tamanho correto de capacete de acordo com a circunferência de cabeça do ciclista (a circunferência é medida na altura da testa).
Tamanho |
Circunferência |
XS/PP – extra pequeno / Infantil |
Em torno de 47 cm a 50 cm de diâmetro |
S/P - pequeno |
Em torno de 51 cm a 55 cm de diâmetro |
M/M - médio |
Em torno de 55 cm a 59 cm de diâmetro |
L/G - grande |
Em torno de 59 cm a 63 cm de diâmetro |
XL/GG – extra grande |
Em torno de 63 cm a 66 cm de diâmetro |
Tabela de Tamanho de Calçados
Para escolher o calçado para ciclismo mais adequado, deve ter em conta três fatores:
- O tipo de pedais.
- O tipo de ciclismo que pratica.
- A acomodação.
INTRODUÇÃO: Ao contrário do calçado tradicional o calçado específico para ciclismo é construído para ser propositadamente rígido e inflexível junto aos metatarsos.
A idéia é possuir uma zona rígida para melhor poder transmitir a força aos pedais, uma vez que a superfície e comportamento do pé humano não estão projetados para essa tarefa (se pedalar muito tempo com sapatos flexíveis começará a sentir pressão na zona metatársica).
Os modelos de pedais.
Se você pratica ciclismo esporadicamente de uma forma lúdica, poderá optar por pedais tradicionais, se pratica regularmente, o sistema de encaixe poderá ser a melhor opção.
Apesar de requerer habituação, os pedais de encaixe aumentam substancialmente a eficácia do pedalar, uma vez que além da força descendente (como nos pedais tradicionais), também é aproveitada a força ascendente para pedalar.
Os pedais de encaixe aproveitam também a força ascendente para pedalar.
- Tipo de ciclismo que pratica
Estrada/Speed: As sapatilhas para ciclismo em estrada são desenhadas para velocidade, trata-se de sapatilhas projetadas para manter o pé estável, especialmente no calcanhar, possuindo materiais mais leves e respiráveis, normalmente as solas são extremamente rígidas, freqüentemente em plástico TPU ou fibra de carbono nas versões mais avançadas.
Montain Bike/MTB: As sapatilhas específicas para MTB possuem uma sola ligeiramente mais flexíveis, e pítons mais agressivos para maior tração em terrenos enlameados e/ou de difícil acesso. Carregando a bicicleta em pequenos trechos a pé, ação muito comum no MTB.
Downhill/DH: Os tênis para Downhill são mais ou menos semelhantes aos de montanha, mas são mais largos para maior apoio e mais reforçados, sendo o downhill um esporte mais agressivo, os tênis devem obrigatoriamente oferecer maior proteção contra pedras e troncos que pode encontrar na descida.
Triatlo: As sapatilhas de triatlo são em tudo semelhantes aos de estrada com duas diferenças:
Normalmente possuem sistemas de fecho rápido para a transição e possuem forros internos para permitir a sua utilização sem meias.
Observação:
Em termos gerais as tenis de ciclismo devem estar mais justos aos pés do que os tenis esportivos tradicionais, uma das razões é o fato de o pé ficar mais estático durante a prática do ciclismo do que os outros esportes, eliminando a necessidade de permitir muito espaço para o pé expandir.
O tornozelo deve de estar justo, mas confortável, os dedos devem estar um pouco folgados, mas não tanto como um tênis de esporte normal, importante é a acomodação da zona mais larga do pé (metatarsos) para que não fique muito apertado, evitando desta forma o famoso escaldar ou adormecimento dos pés. Isto é de extrema importância, o calçado de ciclismo não deve estar muito estreito.
De extrema importância é o ajuste de encaixe do pedal no sapato, o encaixe deve ser colocado exatamente debaixo das cabeças dos metatarsos, variando de acordo com a fórmula metatársica do ciclista.
Posicionamento e orientação do encaixe dos pedais
Um posicionamento anatômico incorreto do pé sobre o eixo tende a separar o centro de pressão aplicada (pé e sapatilha) da força de reação do eixo. O resultado tenderá a criar movimento de dorsiflexão indesejados, forçando um gasto de energia muscular para estabilizar o pé.
Igualmente importante é a estabilização:
Muitos ciclistas tentem a ter uma pronação nos pés, sendo necessário estabilizar a rotação interna, evitando lesões de esforço, a melhor solução para este problema são as palmilhas personalizadas.
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